O que fazer em caso de fake news?
Caso tenha sido vítima de uma fake news você pode registrar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia de crimes virtuais. Confira abaixo um mapa com Delegacias por todo o Brasil:
Confira também uma lista com plataformas que desvendam se uma notícia é verdadeira ou falsa:
1 - Agência Lupa: Primeira agência de checagem de fatos Brasileira.
Contato: via Facebook
2 - Fake Check: Plataforma criada pela união de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em que usa de uma Inteligência Artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso.
Contato: via bot do WhatsApp pelo número (16) 98112-8986
3 - E-Farsas: Site de checagem de fatos mais antigo, o site avalia boatos que são espalhados diariamente, após a checagem fazem um post para que os leitores possam ver o conteúdo.
Contato: Via aba contatos no site https://www.e-farsas.com
4 - Agência Pública: Instituição sem fins lucrativos, que avalia notícias com temas voltados para administração pública e defesa dos direitos humanos; fundada em 2011 por um grupo de mulheres jornalistas.
Contato: via número de telefone (11) 3661- 3887 ou pelo e-mail redacao@apublica.org
5 - Fato ou Fake: Criado pelo grupo Globo, faz a apuração de notícias de cunho falso, por um grupo composto por jornalistas de veículos como Época, Extra, G1, CBN, TV Globo, Globo News, Jornal O Globo e Valor Econômico.
Contato: via Facebook ou pelo número de WhatsApp (21) 97305-9827